
A freguesia de Lanhas, no concelho de Vila Verde, dispõe agora de uma nova área de lazer para crianças e adultos. O ‘Espaço Mais Vida – Viver Melhor em Lanhas’ veio reforçar o painel de ofertas para atividades de convívio e dinamização social numa zona nevrálgica para a comunidade local, na Avenida João Paulo II.

Resultado de uma “congregação de esforços” em torno de um projeto liderado pela Junta de Freguesia presidida por Bruno Eiras, o novo espaço contou com a colaboração da ATAHCA-Associação das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave e do Município de Vila Verde.
“Trabalhamos em conjunto, valorizando e promovendo as competências e as potencialidades de todos, conseguimos fazer mais e melhor, valorizamos o nosso território e garantimos cada vez melhores condições de vida para as nossas populações”, destacou a presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes, na cerimónia de inauguração que decorreu na tarde de sábado.
Elogiando a iniciativa da Junta de Freguesia e a colaboração da ATAHCA no financiamento da obra – que representou um investimento superior a 100 mil euros –, Júlia Rodrigues Fernandes destacou a qualidade do investimento, num espaço bonito, ao serviço de toda a comunidade e integrado numa importante zona cívica da freguesia”.
“É um momento especial para Lanhas e mais uma marca que fica do trabalho deste executivo da Junta de Freguesia, sob a presidência de Bruno Eiras”, atestou a autarca, acompanhada pelos vereadores do município Manuel Lopes, Michele Alves e Patrício Araújo.
O presidente da ATAHCA, José da Mota Alves, justificou o investimento como mais um contributo para a coesão territorial. «Nestas pequenas aldeias, este tipo de obras ganha uma redobrada importância. É mais um espaço que vale a pena, um exemplo de como melhorar e criar novos espaços cívicos. As freguesias rurais precisam disto para dar vida às terras”, afirmou Mota Alves.
Na cerimónia, o presidente da Junta agradeceu a todas as entidades e profissionais que colaboraram para a concretização de “um sonho que foi sendo adiado por força da necessidade de outros investimentos mais prementes para a freguesia”.
“As obras de regeneração urbana e de revitalização deste espaço central vieram, sem dúvida, acrescentar um grande valor à nossa freguesia. Está dotado de novos equipamentos e valências, vem contribuir para que todas as pessoas da freguesia e arredores aqui possam desfrutar de salutares momentos de lazer e convívio, como ponto de encontro intergeracional, ao dispor de avós, pais e filhos”, referiu Bruno Eiras.
A inauguração ficou marcada por mais uma iniciativa ‘Saborear Lanhas’, com o arroz de feijão acompanhado pelas pataniscas de bacalhau, sob a animação de um ‘Sunset’ com a participação dos ‘Antíkua’.