
O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve seis homens, com idades entre os 25 e os 48 anos, no cumprimento de mandados de detenção por suspeita da prática de dois crimes de ofensas à integridade física qualificada.
As detenções ocorreram no dia 7 de maio, após uma investigação da Divisão de Investigação Criminal, em estreita colaboração com o Departamento de Segurança Privada.
Os crimes ocorreram em dois incidentes distintos, ambos na zona do Cais do Sodré, um dos principais pontos de diversão noturna da capital.
O primeiro incidente, ocorrido em 20 de abril, envolveu um grupo de turistas ingleses que foi agredido por seguranças de um estabelecimento após uma recusa em permitir a entrada de cinco cidadãos no local.
Após um breve confronto verbal, um dos seguranças desferiu um soco a um dos turistas, e o ataque evoluiu com a participação de mais seguranças, resultando em agressões físicas violentas contra o grupo.
Uma das vítimas sofreu hematomas e escoriações generalizadas, enquanto outra fraturou a tíbia e o perónio, necessitando de cirurgia ortopédica e maxilo-facial.
O segundo incidente ocorreu uma semana depois, a 27 de abril, no mesmo estabelecimento, e envolveu dois amigos que se recusaram a pagar um consumo mínimo de 30 euros, após ter sido exigido pelos seguranças.
A troca de palavras levou a uma agressão física brutal, com socos, imobilização e coação para pagamento através de cartão de multibanco, ambas as vítimas ficaram com hematomas e escoriações, sendo uma delas internada e submetida a uma cirurgia após fraturar o braço.
A PSP, no âmbito da sua estratégia de combate à criminalidade violenta em áreas de diversão noturna, conseguiu identificar rapidamente os suspeitos, que foram detidos fora de flagrante delito, com base nos mandados de detenção emitidos pela Autoridade de Polícia Criminal.
A investigação foi agilizada pela colaboração com os seguranças do local, que tinham conhecimento prévio dos suspeitos e da natureza dos crimes cometidos.
A PSP mantém uma vigilância constante nas zonas de diversão noturna da cidade, dada a escalada de violência registada nessas áreas, que frequentemente resulta em ferimentos graves e impacta a vida das vítimas.
A polícia reforça a necessidade de intervenção rápida e eficaz para combater este tipo de crimes e garantir a segurança pública.
Os detidos foram apresentados à Autoridade Judiciária para o 1º interrogatório, com dois deles a verem aplicadas medidas de coação, como apresentações bissemanais e a proibição de exercer funções como seguranças.
A PSP aguarda a comunicação das medidas de coação para os restantes quatro detidos.