A Feira de Gastronomia e Artesanato está de volta à aldeia de São Romão, no concelho de Vila Viçosa.

Com a presença de cerca de 20 expositores de artesanato, restauração e animação, esta quarta edição apresenta «algumas melhorias» e «algum investimento» face à edição de 2024, segundo Luís Serra, presidente da Junta de Freguesia de Ciladas.

«Após o feedback dos últimos quatro anos, ouvimos as pessoas e fizemos aquilo que elas tinham pedido», acrescentou, dizendo ainda que o executivo da freguesia investiu «de forma a chamar mais pessoas à nossa freguesia e mostrar que sabemos receber».

Com um cartaz com Rosinha e Bandalusa à cabeça, este é um cartel de artistas que o autarca confessou ter «expectativas» de ter «casa cheia» e que «fique na memória de toda a população».

«Espero é que as pessoas se divirtam e, acima de tudo, que as pessoas percebam que é uma tradição que incutimos aqui e que continue no próximo ano, com toda a certeza ainda melhor», adicionou ainda o presidente da junta.

Já Inácio Esperança, presidente da autarquia, sublinhou que este tipo de certames é uma «aposta» dos executivos atuais de forma a «trazer dinamismo, cultura e animação às freguesias rurais».

Contudo, também é uma «possibilidade de fazer uma amostra das atividades económicas que nelas decorrem».

«Quando chegámos ao município não havia absolutamente nada, a não ser as festas tradicionais anuais. Trouxemos exposições, dinamismo e cultura», sublinhou o autarca, referindo também que «todos os habitantes do concelho, independentemente do local onde vivam, têm direito a assistir a espetáculos, a conviver, a mostrar as suas capacidades, a mostrar a sua economia».

Assim, feiras como esta «são importantes» e que esta dinamização é «um orgulho para nós», uma vez que «tentámos pegar num concelho, que estava parado, e dinamizá-lo».

«Estas feiras servem para isso e penso que conseguimos. Se as pessoas não aderissem, o caminho não era este», vincou o presidente, relevando o facto de que os populares «enchem recintos, aplaudem, gostam e estão felizes».

De seguida, fique com as imagens da abertura do arraial e dos espetáculos do primeiro dia.