A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira vai assinalar, no dia 3 de julho, às 17h, na Fábrica das Palavras, a assinatura de um Contrato de Depósito com a Associação Portuguesa do Património Tauromáquico (CULTA).

O acordo prevê o depósito de um valioso conjunto de bens culturais — incluindo monografias, periódicos, cartéis, regulamentos, relatórios de gerência, litografias, estatutos, crónicas e manuscritos — que se destacam pela sua antiguidade, singularidade e relevância artística, literária e documental.

Parte deste acervo, que integrava anteriormente a coleção do Conde de Vimioso, passa agora a estar disponível no Centro de Documentação do Museu Municipal. Está também prevista a digitalização de documentos datados do final do século XVIII, reforçando o compromisso de preservação e acessibilidade deste património.

O acervo é considerado um dos mais ricos e raros do universo cultural tauromáquico ibérico e mundial. A sua incorporação no museu reforça a missão da autarquia em promover o conhecimento e a valorização da tauromaquia, tradição enraizada na identidade de Vila Franca de Xira.