
Catarina Correia, chef da Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, Louise Bourrat, do lisboeta Boubou’s e Ana Moura, do restaurante Lamelas, em Porto Covo, são as anfitriãs de três jantares, onde convidam outras seis para entrarem na cozinha. O nome do evento - Ladies’ Night - “é uma provocação”, explicam os organizadores, ao usar “um conceito sexista, que usa as mulheres como isco em bares e discotecas" para fazer destas Ladies’ Nights, "noites de empoderamento das mulheres da alta-cozinha portuguesa”.
Para além da cozinha, também as sommeliers e as chefs de pastelaria convidadas são mulheres. Os vinhos escolhidos serão igualmente de enólogas e produtoras portuguesas. O primeiro destes três jantares exclusivos está agendado para quinta-feira, 8 de maio, na Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira. Catarina Correia da equipa de Rui Paula é a anfitriã. A ela, juntam-se, além de Ana Moura e Louise Bourrat, Aurora Goy do restaurante Apego, no Porto, e Marta Caldeirão, do restaurante Âmago, em Lisboa.
“Sinto que estamos a viver um momento em que as mulheres começam, finalmente, a ocupar mais espaço na gastronomia com visibilidade, reconhecimento e confiança. Mas sei também que o caminho para a igualdade de oportunidades ainda está longe de terminar. Por isso, acredito que é fundamental estarmos unidas, celebrarmos o que foi conquistado e, sobretudo, continuarmos a apoiar-nos umas às outras. Estas Ladies’ Nights são sobre isso: talento, força e partilha”, explica Catarina Correia, cofundadora do evento e chef executiva da Casa de Chá da Boa Nova, restaurante que conquistou um Garfo de Ouro, em 2024, e ostenta duas estrelas Michelin.
Pelas mesas da impressionante sala da Casa de Chá da Boa Nova, projetada por Siza Vieira, vão passar no primeiro jantar “Eclair de lagosta”, “Taco frutos-do-mar”, e “Sapateira”. Nos principais serão servidos “Ameijoa/Carvão”, “Espargos/Hollandaise de Vin Jaune/Brioche de Nori”, “Gamba Violeta/ Arroz /Molho de moqueca”. Há ainda “Alcachofra e pasta”, “Carabineiro/Salsafi”, e a já “famosa” “Lula Chanel”, terminando com “Canja de Garoupa/Fígado de Abrotéa”. A refeição fica completa com a sobremesa “Algarve” e “Petit fours”. O jantar custa €290 e inclui harmonização vínica ou não alcoólica.
O segundo jantar da série Ladie’s Night está marcado para 7 de julho, sendo a luso-francesa Louise Bourrat quem recebe na cozinha do Boubou’s, as chefs Alessandra Montagne, do restaurante Cícero, em Lisboa, e do Nosso e Tempero, em Paris, e ainda Catarina Correia e Rita Magro, do restaurante Blind, no Porto. As sobremesas estarão a cargo de Juliana Penteado. Ainda não são conhecidos detalhes do último jantar, a 3 de outubro no Lamelas, em Porto Covo, que terá como anfitriã chef Ana Moura.
O conceito Ladies’ Night, foi criado pelo escritor e curador gastronómico Nelson Marques, Catarina Correia e Rui Paula, chefs da Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira.