A conquista do Satellite Awards pela atriz brasileira Fernanda Torres, de 59 anos foi anunciada na manhã deste domingo. O prémio de melhor atriz pelo papel principal em "Ainda estou aqui", longa metragem sobre a ditadura militar brasileira, realizado por Walter Salles.
A premiada como melhor atriz de filme de comédia ou musical foi Demi Moore por "A substância". A escolha dos premiados está a cargo da International Press Academy, uma das maiores associações de media dos Estados Unidos.
Fernanda Torres concorreu com Angelina Jolie (“Maria"), Lily-Rose Depp (“Nosferatu”), Nicole Kidman (“Babygirl”), Saoirse Ronan (“The Outrun”) e Tilda Swinton (“O quarto ao lado”). Torres e Demi disputam agora o Óscar de melhor atriz, juntamente com Cynthia Erivo ("Wicked"), Karla Sofía Gascón ("Emilia Pérez) e Mikey Madison ("Anora").
No Satellite, "Ainda estou aqui" concorreu ainda na categoria de melhor filme internacional, mas perdeu para "Ondas", da Chéquia. Nos Óscares, o longa de Walter Salles está indicado também aos prémios de melhor filme e melhor filme internacional. O anúncio dos vencedores acontece a 2 de março.