A portuguesa Patrícia Silva conseguiu esta sexta-feira os mínimos nos 1.500 metros para os Campeonatos da Europa de atletismo em pista curta de 2025, ao concluir a prova do meeting de Valência, em Espanha, em 4:07.26 minutos.
A atleta lusa melhorou o recorde pessoal em cinco segundos e correu abaixo dos 4.08,00 que valiam o apuramento direto para os Europeus, que vão ter lugar em Apeldoorn, na Holanda.
Também esta sexta-feira, mas em Karlsruhe, na Alemanha, Mariana Machado, correu os 3.000 metros, sem conseguir ainda marca de apuramento direto. Foi segunda classificada, com 8.57,77 minutos, o seu melhor registo do ano e que a reforça no ranking anual da prova, em que está em posição de apuramento para os Europeus.
Para Apeldoorn, Portugal tem qualificadas duas fundistas - Patrícia Silva e Salomé Afonso, que tem marca nos 1.500 e 3.000 metros.
Patrícia Silva, de 25 anos, confirmou a excelente evolução nesta época, em que apostou nos 1.500 metros, em detrimento dos 800 metros, até agora a sua especialidade.
Em Valência, manteve-se colada às primeiras quase até ao final, entrando logo atrás da espanhola Esther Guerrero (4:06.31) e da polaca Aleksandra Plocinska (4:06.82).
No ranking português de sempre, sobe a quarta, apenas superada por Carla Sacramento, recordista nacional, Salomé Afonso e Marta Pen.
Com a marca desta sexta-feira, a lista de qualificados portugueses passa a 10, sendo que já se sabe que o triplista Pedro Pichardo não irá nem aos Europeus nem aos Mundiais em pista curta, apenas regressando à competição em final de abril, após estágio em Porto Rico.
Entre os atletas de topo de Portugal está também Auriol Dongmo, lançadora do peso, que regressou à competição em janeiro, após um ano de afastamento de lesão, e ainda não conseguiu os mínimos, o que procurará atingir este fim de semana, em Pombal, nos Nacionais de clubes.
Dongmo atirou no domingo a 18,82 metros, no meeting de Rochlitz, na Alemanha, a oito centímetros do acesso direto aos Europeus.
Com marcas de apuramento direto estão João Coelho (400 metros), Isaac Nader (1.500 metros), Miguel Moreira (3.000 metros), Gerson Baldé (comprimento), Pedro Pichardo e Tiago Pereira (triplo salto), em masculinos, e Salomé Afonso (1.500 e 3.000 metros), Patrícia Silva (1.500 metros), Agate Sousa (comprimento) e Jessica Inchude (peso), em femininos.
O contingente luso para Apeldoorn será certamente maior, depois de atribuídas as vagas remanescentes, em função do ranking europeu.
Em posição de apuramento estão também, neste momento, mais nove atletas - Lorene Bazolo (60 metros), Mariana Machado (3.000 metros), Eliana Bandeira (peso), Carlos Nascimento e Delvis Santos (60 metros), Omar Elkhatib (400 metros), Abdel Larrinaga (60 metros barreiras) e Tsanko Arnaudov e Francisco Belo (peso).