O antigo canal ferroviário da Lousã, atualmente transformado na plataforma do futuro Metro Mondego, vai receber a edição deste ano do MultiSport Weekend Coimbra – LTD Edition, uma iniciativa desportiva com características irrepetíveis, que junta os concelhos da Lousã, Miranda do Corvo e Coimbra num fim de semana de provas abertas à participação popular.

O evento, apresentado ontem em conferência de imprensa na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, contará com a participação de mais de 1.500 atletas e decorre nos dias 14 e 15 de junho.

A sessão contou com a presença de representantes da Multisport Portugal, Câmara Municipal de Coimbra, Câmara Municipal da Lousã, Câmara Municipal de Miranda do Corvo e Metro Mondego, entidades organizadoras, além da Associação Cavalo Azul.

O traçado das provas percorre integralmente o canal dedicado ao futuro Metrobus, estrutura ainda em construção que, ainda este ano, ligará Serpins ao Largo da Portagem, na cidade do Mondego.

Na manhã de sábado, 14 de junho, terão lugar a caminhada solidária e as três provas de atletismo (10 km, meia maratona e maratona). As partidas ocorrerão em Vale d’Açor (Miranda do Corvo) para os 10 km, Miranda do Corvo para a meia maratona e Lousã para a maratona, com chegada comum na estação de Metro da Portagem, em Coimbra. No domingo, 15 de junho, o canal acolhe duas provas de contrarrelógio individual em bicicleta, com partida em Serpins. As provas de corrida estão já esgotadas, mas a caminhada e as provas de ciclismo ainda têm inscrições disponíveis.

“Apostámos num conceito novo, com grande escala, e num espaço, o canal do futuro Metro Mondego, que será usado simbolicamente como palco de desporto e lazer”, explicou Ricardo Lacerda, da Multisport Portugal.

Carlos Lopes, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra, destacou a importância da iniciativa como ferramenta de desenvolvimento. “Este evento é mais do que desporto: é coesão territorial, social e económica. Estamos a trabalhar em conjunto com os municípios da Lousã e de Miranda do Corvo e isso, por si só, é um sinal de ambição e união”.

A vereadora Ana Bastos, também da CM Coimbra, sublinhou o desafio logístico para garantir que o canal estará operacional até à data do evento. “A articulação com a Metro Mondego e com a Infraestruturas de Portugal foi exigente, mas estamos a chegar lá. Este evento vem mostrar o potencial do canal. Agora que estamos a fechar um ciclo de obras que foram duras, esta prova é um símbolo de requalificação e de futuro”.

Mauro Azevedo, da Multisport Portugal, diretor técnico da prova, deixou dois apelos ao público. “Apelo à participação de todos na caminhada solidária, no sábado, porque toda a verba reverte a favor da Cavalo Azul, mas também porque é uma oportunidade única para desfrutar das vistas fantásticas que o canal oferece. Já tive o privilégio de a poder fazer e realmente vale a pena”, afirmou.

Para domingo, o mesmo responsável quer ter muito público nos vários pontos do traçado. “Aconselho a população de Miranda do Corvo, da Lousã e de Coimbra para que vá ver a prova de contrarrelógio. É muito gira de acompanhar. Vêem-se bicicletas que não é normal verem-se, porque são máquinas muito específicas”. E concluiu: “Acho que vai ser, mais uma vez, um sucesso para a cidade de Coimbra”.

O evento conta com transporte especial assegurado pela Metro Mondego, com 15 autocarros elétricos a levar os participantes aos pontos de partida. A organização apela ao público para não circular no canal fora das datas da prova. “É proibido e perigoso”, frisou Rodrigo Porto, da Metro Mondego, lembrando que o canal ainda está em fase de testes e obra final. Rodrigo Porto salientou ainda a relevância simbólica da prova: “É uma oportunidade para mostrar o canal à população. Estamos muito satisfeitos por fazer parte desta iniciativa e reforçamos que o canal não pode ser utilizado fora dos dias da prova”.

Um momento simbólico de grande importância será a caminhada solidária, cuja receita reverterá integralmente para a Associação Cavalo Azul, instituição de apoio a pessoas com deficiência intelectual. “A Cavalo Azul vai estar presente com famílias, utentes e amigos. É uma honra sermos os beneficiários deste gesto”, disse Marisa Lopes, representante da associação.

Também os municípios parceiros destacaram a importância do evento. João Santos, vereador da CM Lousã, destacou que o MultiSport se junta às celebrações do concelho, que começam nesse fim de semana. “Temos também os 25 anos da descida noturna, é um fim de semana cheio. Estamos focados em que esta edição corra bem e que se possa repetir no futuro”, frisou. Já Marilene Rodrigues, vice-presidente da CM Miranda do Corvo, enalteceu a dimensão intermunicipal do evento: “É desporto, saúde e valorização do território. Estamos muito felizes por nos juntarmos a esta iniciativa”.

Com provas esgotadas, dezenas de autocarros a circular, centenas de voluntários e uma infraestrutura inédita ao serviço do desporto, o MultiSport Weekend 2025 será não apenas um evento de competição, mas uma celebração do desporto, da mobilidade e da ligação entre três comunidades da Região de Coimbra.