Com 120 anos de história, o edifício de interesse histórico renasceu em 2024 como luxuoso boutique hotel pela mão de um casal de origem francesa com uma profunda ligação ao património cultural e natural, e revela-se um refúgio em plena cidade do Porto. Originalmente projetada por Ricardo Severo, inovador e visionário arquiteto, engenheiro, arqueólogo e escritor, “um homem que via para lá do seu tempo”, foi inovadora à época e volta a destacar-se na atualidade. O Palacete Severo é o único alojamento português a integrar a “Hot List” 2025 da prestigiada Condé Nast Traveller, que anualmente reúne as mais marcantes inaugurações na área da hotelaria em todo o mundo.

Palacete Severo
Palacete Severo Expresso

Com 20 quartos e suítes capazes de aliar passado e presente, pela conservação de elementos históricos como vitrais, cerâmicas e trabalhos em madeira, restaurados com um respeito profundo pela herança original, a uma abordagem contemporânea, conta com decoração do designer de interiores Paulo Lobo. Conforto e tecnologia trazem o legado antigo para os tempos modernos.

Palacete Severo
Palacete Severo Expresso

Um hotel que nasceu por amor

O espaço nasceu por amor. Primeiro, de um engenheiro que o erigiu para a esposa, agora, pela mão de um casal francês que se apaixonou pelo edifício rodeado de jardins. Meticulosamente recuperado, é um refúgio de tranquilidade, livro de história e galeria de arte, disposta nas zonas comuns e nos 17 quartos e suítes intimistas (a partir de €280). Ocupam o palacete e um edifício contíguo, onde também vive o Spa Severo. Relaxe com tratamentos, banho turco e sala de sal e desfrute da piscina exterior aquecida. Só para adultos, o Palacete Severo (Rua de Ricardo Severo, 21, Porto. Tel. 229677000) convida a abrandar também nas salas de estar e nos espaços de restauração comandados por Tiago Bonito.

Além de liderar o restaurante Éon, que convida “a uma história sensorial única, onde cada sabor, textura e detalhe refletem as experiências vividas pelo chef, contando histórias através dos ingredientes cuidadosamente selecionados - numa fusão entre memórias e gastronomia”, terá também a seu cargo o Bistrô Severo, restaurante mais informal que pretende “proporcionar uma resposta criativa e mediterrânica”, com base na “gastronomia local e um serviço de excelência ao mercado local e empresarial que rodeia o hotel”, localizado na zona Boavista.

O pequeno-almoço à carta serve-se num belíssimo jardim de inverno e aconselha-se a prova do café da moagem original da casa.

Palacete Severo
Palacete Severo Expresso

Arte em movimento

A arte desempenha um papel central no Palacete Severo, que se transforma na segunda casa da Perspective Galerie. A galeria proporciona aos hóspedes uma experiência visual imersiva, criando uma ligação única entre a Perspective Galerie Porto e a Perspective Galerie Paris. Todas as exposições - e respetiva curadoria - convidam os visitantes a embarcar numa jornada artística, esclarece a comunicação do Palacete Severo.

Outro destaque do hotel é o Spa, “um lugar que vai para além do espaço físico, onde o silêncio é respeitado e honrado”. Sob uma visão inovadora de bem-estar sustentável, e com foco numa abordagem de rejuvenescimento única, a Olivier Claire, chancela pioneira em cuidados naturais da pele e símbolo de serenidade e excelência, marca neste local a sua entrada em Portugal.

Palacete Severo
Palacete Severo Expresso

Elogios internacionais

Sobre o hotel, aquela que é 29.ª “Hot List” da Condé Nast Traveller destaca o “passado histórico” desta “recente inauguração nas ruas de granito do Porto”. Refere o desenho “do arquiteto Ricardo Severo em 1904, exibindo diferentes elementos estilísticos de todo o país, tornando-se uma espécie de museu de detalhes”. Na atualidade, continua a publicação, “a casa de paredes amarelas foi impecavelmente restaurada pelo designer Paulo Lobo, oferecendo 20 quartos na casa principal, além de um novo edifício do outro lado do jardim.

Há um spa com produtos Olivier Claire à base de plantas, uma piscina elegante, um bistrô no encantador pátio interno de azulejos e um restaurante comandado pelo chef Tiago Bonito, que ganhou uma estrela Michelin pelo seu trabalho no Largo do Paço”, em Amarante”, sublinhando ainda a “excelente carta de vinhos sob a direção da sommelier Sara Godinho”. Destaca também a arte moderna que reveste os vitrais restaurados do século XX e os tetos de estuque oriundos da Perspective Gallerie, da proprietária francesa Géraldine Banier.

Palacete Severo
Palacete Severo Expresso

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram