
Durante o Mundial de Clubes o jornal A BOLA conta-lhe, diariamente, uma curiosidade relacionada com um dos clubes participantes na primeira edição desta nova versão da prova.
O Fluminense é dos emblemas mais históricos do futebol brasileiro, com quatro campeonatos e uma Taça Libertadores no palmarés. A história do Flu, que hoje joga no Maracanã, palco principal do futebol brasileiro, esteve sempre relacionada com a da Seleção do Brasil, que jogou o primeiro jogo em casa do emblema do Rio de Janeiro.
O Exeter City, do sul de Inglaterra, foi convidado pela Federação Inglesa para uma digressão na América do Sul. Em 1914, o conjunto embarcou no Andes, navio dos correios britânicos, e rumou ao Brasil, onde viria a defrontar o Brasil. Não foi, porém, qualquer jogo: foi o primeiro duelo da Canarinha. «Tudo nos leva a crer que, finalmente, teremos a cobiçada aventura de assistir um jogo de profissionais», dizia a publicação brasileira Correio da Manhã, numa altura em que o futebol brasileiro era completamente amador.
A Federação Brasileira de Sports, que coordenava o futebol antes da Confederação Brasileira de Futebol, reuniu os melhores jogadores de Rio de Janeiro e São Paulo para formar a primeira seleção. E o estádio escolhido foi precisamente o do Fluminense: o Estádio das Laranjeiras recebeu 5000 adeptos que viram o Brasil vencer o primeiro jogo que disputou na história: golos de Oswaldo Silva e Osman selaram a vitória da equipa da casa.
Foi um encontro histórico, não só para o Brasil - que, assim, mostrava as primeiras imagens de uma seleção que se viria a revelar uma autêntica campeão -, mas também para... o Exeter City. E se este jogo pode passar despercebido a quem pensa no futebol brasileiro, isso não acontece com a equipa inglesa: ainda hoje se toca música brasileira e há camisolas do Tricolor do Rio de Janeiro nas bancadas do Exeter, lembrando esse jogo histórico.
Parceria: todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa