Foi inaugurado no dia 24 de maio, pelas 11h00, no município francês de Cormeilles-en-Parisis, o parque “Les Jardins de Baião”. O espaço, com 1000 metros quadrados, foi criado pela autarquia local como símbolo da amizade entre esta cidade e o município português de Baião, com quem está geminada há sete anos.


Durante a cerimónia, o presidente da câmara de Cormeilles-en-Parisis, Yannick Boëdec, destacou os laços criados ao longo dos anos e a importância da cooperação e diálogo entre as duas comunidades. Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, agradeceu a homenagem e afirmou que a iniciativa representa “um verdadeiro exemplo de como a união entre povos constrói pontes de amizade”.

No parque destaca-se a escultura “A Ponte”, da artista Liliane Caumont, com referências simbólicas a Portugal e à França. O espaço inclui também zonas verdes e de convívio, com diversas árvores plantadas, incluindo um Carvalho Alvarinho oferecido pela Câmara Municipal de Baião.

A inauguração contou com a presença de habitantes locais, representantes de entidades francesas, elementos da comunidade portuguesa e um grupo de bombos da cidade francesa de Achères. A cerimónia reforçou o espírito de cooperação entre os dois municípios.

Fotografias: CM de Baião